Ouça a matéria:

Litoral Sul da PB: asssentados recebem títulos definitivos de lotes


Esta semana começou com um novo ânimo para as famílias de agricultores do Assentamento 1º de Março, no município de Pitimbu, na Região Metropolitana de João Pessoa. Na segunda-feira (2), 30 títulos de domínio (TDs), como são chamados os documentos que transferem os imóveis rurais aos beneficiários da reforma agrária em caráter definitivo, foram entregues às famílias assentadas em solenidade realizada na escola municipal de Ensino Fundamental que funciona na área de reforma agrária.

A comitiva do Incra/PB foi recebida com fogos de artifícios pela comunidade, que aguardava a conquista dos lotes onde vivem e produzem há 28 anos.

As entregas foram realizadas pelo superintendente da autarquia na Paraíba, Kleyber Nóbrega, e pelo chefe substituto do setor de Desenvolvimento de Assentamentos, Ailton Queiroz Coutinho Filho. Também participaram da solenidade representantes das gestões municipais de Pitimbu e Caaporã, lideranças políticas e agricultores assentados.

As famílias dos assentamentos Sede Velha e Teixeirinha, também em Pitimbu, devem receber os TDs nos próximos meses.

“Com a entrega desses títulos, que garantem às famílias a propriedade de seus lotes, estamos cumprindo a lei e a determinação do Governo Federal. Ao plantar a terra e produzir alimentos de qualidade para abastecer a mesa de quem vive nas cidades, essas famílias conquistaram o direito de serem donas de um pedaço de terra”, afirmou o superintendente do Incra/PB.

O presidente da associação do Assentamento 1º de Março, Eliseu Antônio dos Santos, falou da alegria das famílias em receberem a propriedade definitiva dos seus lotes. “Agora podemos andar com nossos próprios pés, sem depender de mais ninguém. Podemos também fazer outros empréstimos. É uma segurança”, disse o agricultor assentado.




Da Redação
com maispb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.