Ouça a matéria:

Feriado municipal do aniversário da cidade de João Pessoa existe desde 1967 e não foi antecipado, explica procurador

Feriado é mantido em João Pessoa e se comemora o aniversário da cidade de João Pessoa. (Foto: Walla Santos)

O feriado municipal do aniversário da cidade de João Pessoa existe desde 1967 e não foi antecipado na semana conforme Medida Provisória publicada, no fim de março e início do mês de abril deste ano. A explicação foi dada pelo procurador Geral do Município, Bruno Nóbrega. A antecipação ocorreu como forma de conter o avanço da pandemia de Covid-19.

“Na verdade são dois feriados diversos. O feriado de Nossa Senhora das Neves, que é aniversario da cidade de João Pessoa, é um feriado municipal que existe desde 1967. E o feriado estadual só surgiu em 2015 quando o governo estadual da época ampliou para o resto da cidades o feriado de 05 de agosto como fundação da Paraíba”, explicou a respeito de existir mais de um feriado para a mesma data.

De acordo com o procurador Geral do Município, na semana do feriadão, ocorrida entre março e abril, com a edição de uma Medida Provisória, publicada pelo Governo do Estado, criando um feriado e antecipando outros três feriados, incluindo o do dia 05 de agosto - data Magna do Estado da Paraíba. Com isso, “não houve antecipação do feriado municipal pelo prefeito”. 

Por conta disso, a gestão municipal manteve o feriado desta quinta-feira (05). Com isso, o setor privado pode funcionar, mas deverá pagar os funcionário conforme a sua convenção coletiva. Para que isso mudasse, o prefeito teria que editar de uma Medida Provisória alterando. “Eles podem funcionar desde que observem a legislação trabalhistas com relação a trabalhos e feriados”, frisou.





Da Redação
com Aline Martins
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.