Ouça a matéria:

Centro POP garante atendimento a pessoas em situação de rua, em Santa Rita


O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, também chamado de Centro POP, é uma unidade socioassistencial municipal que oferta atendimento para este público-alvo em Santa Rita. Atualmente, são cerca de 550 usuários transeuntes cadastrados, dentre estes, 80 são ativos frequentadores diariamente.

Os serviços especializados disponibilizados no local evoluem continuamente desde a sua reabertura pela atual administração. São realizados atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social dessas pessoas em situação de rua.

No local, diariamente, é oferecido café da manhã, almoço e jantar, além de vestuário, acomodações para repouso, higienização, entretenimento e educação. O espaço objetiva a promoção do desenvolvimento, relações de solidariedade, afetividade, dignidade e respeito.

De acordo com a equipe multidisciplinar, o equipamento atua para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.

“Equipes especializadas trabalham incansavelmente para resgatar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua no município, possibilitando condições de acolhida na rede socioassistencial, através de ações para a reinserção familiar e/ou comunitária. Então esse é o nosso dever aqui, é o que fazemos diariamente, afirmou o coordenador Evandi Ferreira.

“O POP-SR atua na ressocialização do indivíduo e nos seus cuidados de uma forma geral, incluindo atendimentos psicossociais, de cidadania, de saúde, restruturação dos vínculos familiares, entre outros. Para os usuários que expressam o desejo de livrar-se da dependência química é realizada a institucionalização (internação) por meio de parcerias com comunidades terapêuticas localizadas neste e em outros municípios”, explicou a secretária de Assistência Social, Conceição Amália.





Da Redação
com Assessoria
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.