Ouça a matéria:

Cassação de deputados Chió, Doutor Érico e João Bosco Carneiro deve entrar na pauta do TRE nos próximos dias; saiba quem pode ocupar as vagas


A cassação dos mandatos dos deputados estaduais Chió (Rede), Doutor Érico (Cidadania) e João Bosco Carneiro (Cidadania), deve entrar na pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) nos próximos dias. O Ministério Público Eleitoral (MPE) já deu parecer favorável à impugnação do mandato eletivo dos três parlamentares eleitos em 2018.

A acusação é de que seus partidos teriam utilizado candidaturas ‘laranjas’ de mulheres. A coligação “Força do Trabalho V”, que elegeu os parlamentares, é composta pelo Democratas, Rede Sustentabilidade, PMN, PPS (atual Cidadania).

Caso se confirme a cassação, quem deve assumir em definitivo é Lindolfo Pires, Jacó Maciel e Cláudio Regis.

Os parlamentares, em caso de cassação, poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o processo pode levar uns 6 meses para ser julgado.

Entendimento do TSE

Em 2019, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a presença de candidaturas de laranjas para fraudar a cota mínima de candidatas de mulheres deve levar à cassação de toda a chapa eleitoral, com a perda do mandato dos eleitos.





Da Redação
com fonte83
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.