Ouça a matéria:

RedeTV! sente no bolso e chama homofobia de Sikêra de ‘episódio lamentável’

Depois de sentir no bolso a rejeição de parte da população a Sikêra Jr., a RedeTV! decidiu se pronunciar sobre a fala homofóbica cometida pelo apresentador do Alerta Nacional na última sexta-feira (25). Em nota, a emissora classificou o ocorrido como um “episódio lamentável” e afirmou que torce para que o âncora passe por um “aprimoramento pessoal e profissional”.

No comunicado, a RedeTV! disse que preza pelo “respeito à diversidade sexual e à não discriminação de cor, raça, gênero ou religião”, que tem “uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo” e que “reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito”.

No entanto, a emissora ressaltou que Sikêra já pediu desculpa ao público e “a todos que se sentiram justificadamente ofendidos” pelas declarações do apresentador.

Sikêra Jr. virou alvo após dizer ao vivo, na edição da última sexta-feira (25), que os homossexuais são uma “raça desgraçada”. Mais vídeos com falas homofóbicas proferidas pelo apresentador em outras ocasiões voltaram a ser compartilhados por ativistas LGBTQ+, como Pedro HMC, que entrou de cabeça na campanha juntamente ao Sleeping Giants para pedir às empresas que financiavam o programa para retirarem seus patrocínios.

A lista de perdas de Sikêra Jr. é grande. Até o momento, já anunciaram o rompimento com o apresentador as empresas MRV, TIM, Sorridents, Magazine Luiza, Casas Bahia, HapVida, Betsul, Seara e BMW Group.

Nesta quarta (30), o apresentador também perdeu o apoio da Caixa Econômica Federal, banco público administrado pela equipe de Jair Bolsonaro. A ação de merchandising prevista para ir ao ar nesta quarta-feira (30) no Alerta Nacional foi transferida para o TV Fama.

Ele não terá mais os anúncios da cinta modeladora Delinea Corpus, que faria duas entradas no programa desta noite. A Blindex também procurou a reportagem para comunicar a retirada de investimentos no Alerta Nacional por não concordar com a postura do apresentador.

Além da debandada de patrocinadores, Sikêra Jr. também é alvo de uma ação movida pela Aliança Nacional LGBTQI+, que pede uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais, e outra do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, que pede R$ 10 milhões.

Confira a nota completa da RedeTV! sobre o apresentador:
“O respeito à diversidade sexual e à não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!.

A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural.

No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos os seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional.

Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e à população LGBTQIA+.

Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira.”




Da Redação
com Notícias da TV
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.