Ouça a matéria:

Por João Paulo Medeiros: "Laranjal na política corrompe a democracia, de esquerda à direita"


A regra já é antiga, implementada pela lei 12.034, de 2009, mas tem sido nas últimas eleições sistematicamente burlada em todo o país. A ‘cota de gênero’ tem dado espaço ao surgimento de verdadeiros ‘laranjais’ no Brasil inteiro. São fraudes que envolvem partidos políticos de Direita à Esquerda e, via de regra, caracterizam-se pela dificuldade em serem investigadas e punidas.

A prática, embora para muitos pareça pouca danosa, corrompe o processo democrático.

Isso porque a base de qualquer democracia é, em uma apertada síntese, o cumprimento das leis que nela são aprovadas. E quando se trata de uma fraude ao andamento do próprio processo de escolha de seus representantes, há uma evidente afronta ao próprio sistema.

Conforme a legislação, os partidos precisam apresentar candidaturas que contenham, no mínimo, 30% de homens ou mulheres.

Como a democracia brasileira é marcada pelo patriarcalismo, com predominância dos homens na atividade política, quase sempre cabe às candidaturas de mulheres o preenchimento do percentual mínimo.

E é nesse vácuo que as legendas arregimentam pessoas que não teriam nenhuma disposição para a disputa, mas aceitam participar do pleito para completar a ‘cota’. A distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral, também, é condicionada à proporção mínima de gênero.

É bem verdade que, numa democracia consolidada e plural, não precisaríamos ter uma lei que determinasse esse limite. A participação ocorreria de forma voluntária, sem a necessidade do ‘estímulo’ da regra. Mas esse não é o caso, infelizmente, da nossa.

Mas se é lei, todos precisam cumpri-la. Sobretudo aqueles que se colocam à disposição da população para serem futuros legisladores. Se eles não conseguem cumprir as regras já postas, que estatura moral teriam para, após eleitos, fabricá-las?

Se alguém discorda do percentual estabelecido pela legislação, que estimule um amplo debate sobre o tema e tente modificá-la no Congresso Nacional…

Na Paraíba as eleições municipais do ano passado deixaram várias denúncias pelo caminho. Há AIJEs em andamento em São Bento, Campina Grande, Nazarezinho e em outras cidades do Estado.

As investigações ainda estão em curso e não é possível dizer se houve, ou não, fraudes nesses processos.

A única certeza que há, agora, é que as candidaturas ‘laranjas’ precisam ser combatidas e reprimidas, sob pena de termos todo o processo ‘contaminado’ pela fraude praticada contra a democracia.

Laranjal na política é fraude. Não há outro sinônimo para isso.



Por João Paulo Medeiros
Jornalista
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.