Ouça a matéria:

NA PARAÍBA: Saúde defende reserva da Astrazeneca em quem não foi vacinado à antecipar 2ª dose

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, defendeu, nesta terça-feira (13), a aplicação da reserva da vacina Astrazeneca no público que ainda não foi vacinado do que antecipar o imunizante contra a Covid-19 para quem já tomou a primeira dose.

A defesa de Geraldo Medeiros se baseia em estudo recente da Universidade de Oxford que garante que a vacina ganha mais eficiência contra as variantes, como as já conhecidas na Paraíba, com o alargamento do prazo entre uma dose.

“Então, a minha proposição e da Secretaria Estadual de Saúde seria pegar essas 235 mil doses que estão guardadas para a D 2 e aplicar como D1 em toda a população paraibana para que um número maior de pessoas tenham um anteparo maior vacinadas, mesmo com uma dose no sentido de proteger contra a variante Delta que ainda não foi detectada na Paraíba”, disse o gestor da Saúde.

Outra justificativa de Geraldo Medeiros é que os estudos também mostram que a Astrazenica já garante uma proteção de cerca de 70% contra a doença causada pelo novo coronavírus para quem tenha tomado ao menos uma dose do imunizante.

Entretanto, Medeiros disse que a antecipação da segunda dose da vacina ou se estende a imunização a mais pessoas será definida em uma reunião que deverá ocorrer nos próximos entre o Estado e as secretarias de saúde dos 223 municípios da Paraíba.





Da Redação
com MaisPB
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.