Ouça a matéria:

Especialistas alertam para golpe da falsa pesquisa do Ministério da Saúde

Especialistas em segurança alertam que golpistas estão usando o nome de uma pesquisa verdadeira realizada pelo Ministério da Saúde para clonarem Whatsapp. Quem receber uma dessas ligações deve ficar atento porque o Ministério da Saúde não solicita nenhum código para confirmar informações ou dados pessoais dos participantes.

O Ministério da Saúde confirmou que algumas pessoas são selecionadas para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV)  e que elas recebem ligações para realização da entrevista e agendamento de coleta de sangue. Mas o Ministério da Saúde nunca pede um código enviado por SMS.

Em uma das modalidades, o criminoso se passa por funcionário do Ministério da Saúde e afirma que está fazendo uma pesquisa sobre o novo coronavírus para tentar clonar o WhatsApp da vítima.

O golpista faz algumas perguntas aleatórias sobre o perfil do interlocutor e em dado momento da conversa envia números ao receptor da ligação dizendo que são o protocolo de atendimento.

Na verdade, o que ele está enviando são dígitos que, uma vez compartilhados, permitem acesso ao WhatsApp do "pesquisado." Em posse da conta roubada, ele pode se fazer passar pela vítima para pedir empréstimos a seus amigos e parentes, por exemplo.



Da Redação
com T5
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.