Ouça a matéria:

Energisa alerta: manusear celulares enquanto carrega aumenta risco de choque e acidente fatal

Mexer no celular enquanto ele está carregando na tomada. #QuemNunca? Pois, saiba que esse hábito, embora tentador e corriqueiro, é muito arriscado e pode causar acidentes graves com energia elétrica, especialmente em período chuvoso. De acordo com o Anuário de Acidentes de Origem Elétrica Abracopel, em 2020 foram registrados 21 acidentes com dispositivos móveis enquanto carregavam, no Brasil, sendo 18 deles fatais.

“Quando utilizamos o celular conectado à tomada, estamos criando mais um ponto de possibilidade de choque elétrico. Isso vai variar de acordo com a qualidade da instalação elétrica do local onde se está, como da procedência dos carregadores utilizados”, explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Heitor Galdino.

Segundo ele, chuvas fortes aumentam ainda mais os riscos de descargas elétricas. “Por isso, o cuidado deve ser ainda maior, já que a incidência de um raio pode atingir o aparelho e gerar uma descarga elétrica de até 200 mil amperes, provocando a morte da pessoa que estiver manuseando o celular, o tablet ou qualquer outro dispositivo móvel plugado na tomada” explica.

Além dos dispositivos móveis, Galdino complementa que todos os aparelhos eletrônicos devem ser retirados da tomada também, sempre que houver chuvas mais fortes, com possibilidades de raios. “Neste período é comum o aumento do número de tempestades com raios que também podem provocar a falta de energia e danificar equipamentos elétricos, além do risco de curto-circuito. Por isso, é importante retirá-los da tomada”, reforça.

Recomendações

Em período chuvoso, é preciso ter cuidado, ainda, com emendas, plugues e com locais que concentram umidade. Instalação e movimentação de antenas, obras e manutenções em telhados e equipamentos técnicos ligados à tomada devem ser executados, apenas, por profissionais da Energisa. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.

E lembre-se: com eletricidade não se brinca. “Os famosos ‘jeitinhos’ para resolver situações envolvendo a rede elétrica só colocam a sua vida e a de quem você ama em risco. Por isso, em situações envolvendo eletricidade, não improvise. Entre em contato com a Energisa imediatamente e nós enviaremos uma equipe técnica especializada que, de forma segura, vai solucionar o caso”, resume Heitor Galdino.

Outras dicas

Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos. Confira:

Em casa

- Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos; 

- Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico; 

- Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa desligue imediatamente o disjuntor.

Na rua

- Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais, como raios; 

- Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa (0800 083 0196); 

- Se, devido a ventanias, observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios;

- Se estiver dirigindo e não houver condições de se deslocar, estacione o carro em local seguro e permaneça veículo.




Da Redação
com Energisa
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.