Ouça a matéria:

CARGA MODERADA: empresa dona do TikTok diminui jornada por exaustão de trabalhadores

A empresa chinesa Bytedance, dona do TikTok, fez um comunicado interno aos funcionários cancelando a política “semana longa / semana curta” (“Big/Small Week”). Por essa prática, a companhia alternava semanas com seis dias de trabalho e semanas com carga mais moderada. As informações são da Revista Época.

O tema da redução de jornada ganhou importância na China depois que dois funcionários jovens da Pinduoduo (empresa de e-commerce) morreram, em dezembro de 2020, aparentemente por exaustão.

A Bytedance é um dos maiores unicórnios (de ganho rápido) do país e há expectativa no mundo inteiro por sua abertura de capital (IPO). O valor de mercado estimado da empresa supera os US$ 250 bilhões (o site de tecnologia chinês 36Kr afirmou no fim de junho que esse valor havia chegado a US$ 425 bilhões).

Outras companhias chinesas vinham revendo suas práticas.

Um estúdio de desenvolvimento de games da gigante de tecnologia Tencent passou a exigir que os funcionários folguem nos fins de semana e saiam as 18h às quartas-feiras. A Kuaishou, concorrente direta da Bytedance, informou em junho que abandonaria a semana de seis dias de trabalho. Essas empresas ainda são exceção à cultura do “996” — que defende jornadas das 9h da manhã às 9h da noite, seis dias por semana.



Com informações da Época Negócios
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.