Ouça a matéria:

Cinco prefeitos da Paraíba já morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia


O prefeito de Riacho de Santo Antônio, Cariri da Paraíba, Gilson Lima, faleceu na manhã deste sábado (05) vítima da Covid-19. Gilson tinha 45 anos e contraiu o vírus desde o dia 23 de maio, estava cumprindo a quarentena, mas devido ao agravamento dos sintomas, precisou ser hospitalizado. O gestor foi levado para o Hospital Pedro I em Campina Grande, referência no tratamento da Covid e chegou a ser intubado, mas não resistiu as complicações da doença e faleceu neste sábado (5).

Gilson é o quinto prefeito da Paraíba a morrer por complicações causadas pelo novo coronavírus.

O prefeito da cidade de Pitimbu, Litoral Sul do estado, Jorge Luiz, faleceu no dia 31 de abril. O gestor tinha 43 anos e estava internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, após ser diagnóstico com o vírus, mas não resistiu e faleceu.

Em junho de 2020, o prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu também após ter sido contaminado com o vírus. Zenóbio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, foi internado e também diagnóstico com a doença. Ele não resistiu e morreu dias depois. 

Em julho de 2020, foi confirmada a morte de mais um prefeito do estado em decorrência da doença. Manoel Batista Chaves Filho, conhecido como Manoel da Lenha (PSD), era prefeito do município de Ingá e faleceu  por Covid-19 aos 64 anos, no Hospital Santa Clara, em Campina Grande, onde estava internado para tratamento da doença. 

A prefeita do município de Coremas, Francisca das Chagas (PDT), conhecida como Chaguinha de Edilson, foi mais uma gestora pública que não resistiu as complicações do novo coronavírus. A prefeita tinha 62 anos e estava internada desde o dia 9 de março, em um hospital particular, em João Pessoa. Ela morreu duas semanas depois. 

A reportagem do Notícia Paraíba entrou em contato com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), que lamentou as mortes ocorridas até o momento.

Segundo George Coelho, presidente da Famup, a proximidade dos gestores com a população tem sido a principal causa das contaminações. “Lamentamos profundamente essas mortes e atribuímos ao enfrentamento da pandemia nos municípios. Os gestores estão in loco fazendo com que as ações de enfrentamento prossigam. Nos solidarizamos com cada família enlutada”, lamentou. 

O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou nesta sexta-feira (4), mais 26 mortes causadas pelo novo coronavírus e registrou mais 2.421 novos casos da doença. Ao todo, a Paraíba totaliza 7.791 óbitos por Covid-19 e 340.200 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios do estado.



Da Redação
com notícia paraíba
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.