Ouça a matéria:

Frei Anastácio defende projeto que isenta de imposto imóveis produtivos da Reforma Agrária

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o projeto 6543/2016, relatado pelo deputado federal Frei Anastácio (PT/PB), que dispõe sobre a cobrança mais adequada do Imposto Territorial Rural (ITR) e sobre sua progressividade como forma de desestimular a manutenção de propriedades improdutivas.

O Projeto de Lei, de autoria do Deputado Nilto Tatto (PT/SP), propõe que os imóveis rurais de assentamentos da Reforma Agrária fiquem isentos do pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR) caso cumpram a sua função social.

“Faz sentido que a isenção do ITR aconteça com o cumprimento da função social da propriedade, pois a garantia dessa função social é o objetivo maior do ITR, a ser alcançado com a progressividade de alíquotas”, disse Frei Anastácio.

Imposto dobrado

Por outro lado, fica estabelecido que imóveis rurais improdutivos por dois anos consecutivos paguem o dobro do imposto. Além disso, prevê que a não conformidade do preço declarado da terra para fins do ITR implicará na automática extinção do caráter declaratório do tributo.

O relator comentou que a proposição busca resgatar e dar maior efetividade ao princípio extrafiscal do ITR, garantindo que as grandes propriedades que não cumpram sua função social, após dois anos mantendo elevados níveis de ociosidade da terra, paguem o dobro.




Da Redação
com parlamentopb
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.