Ouça a matéria:

João Azevêdo questiona lucro da Petrobras e aumento da gasolina: “depois a culpa é o ICMS?”


A Pretrobras divulgou os ganhos do segundo semestre de 2021, que registou a marca de maior lucro da história, com R$ 42,855 bilhões. O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), após a divulgação do lucro da Petrobras, questionou o fato dos constantes aumentos serem justificados pela cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), que é arrecadado pelos estados.

“Depois [a culpa] é o ICMS dos estados?”, disse João, em tom de ironia. O argumento  é usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tentar justificar os aumentos da gasolina. A Petrobras já anunciou um novo reajuste da gasolina para esta quinta-feira (12). Entre o segundo trimestre de 2021 e o mesmo período do ano passado, o preço médio dos derivados praticados pela Petrobras no mercado interno cresceu 102,9%.

O aumento dos preços de derivados é reflexo da política de preços de paridade de importação (PPI) adotada pela estatal, que reajusta o preço dos derivados a partir de mudanças nas cotações internacionais do petróleo, na taxa de câmbio e em custos logísticos.

Essa política de preços permite à Petrobras exercer o seu poder de mercado —condição de quase monopolista— por meio da prática de preços monopolistas nas refinarias, buscando maximizar os lucros e os rendimentos para os seus acionistas, em detrimento dos consumidores.

Veja gráfico do preço da gasolina divulgado pela Petrobras:







Da Redação
com paraíbajá
Compartilhar no Google Plus
0 comentários (convencional)
comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO! O teor/conteúdo e/ou linguagem de cada comentário é de responsabilidade de quem o manifestou. No entanto, seguindo preceitos de ética e respeito, nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários que violem o propósito democrático do Portal Sem Censura PB ou que utilize-se de palavras inadequadas ou ofensivas à honra alheia.